sexta-feira, junho 20, 2008

Tenho Soluços: E Agora??

No seguimento do post anterior, e porque já me dóiem os pulmões, fui pesquisar o que há por aí de métodos "eficazes" (d'z-que) para curar soluços. Basicamente, daquilo que percebi, o importante é a distracção mental!

Aqui vos deixo a lista com alguns dos vários, acompanhada por um único comentário: tive que me controlar ao máximo para não fazer desenhos ilustrativos de alguns deles (oh meu Deus, como me contive), mas desafio-vos, se tiverem uma mente tão fértil como a minha (ou mesmo que não tenham), a imaginá-los!!

> Métodos Caseiros, ensalmos, conjuros e orações forçosas, simpatias (mezinhas):
- Ingerir uma colherada/torrão de açúcar
- Puxar a própria língua
- Comer manteiga de amendoim
- Estimulação da nasofaringe (parte da faringe que fica atrás das amígdalas e está ligada com as fossas nasais) (como raio vou fazer isto????)
- Beber água pelo lado mais distante do copo (o que se pode conseguir colocando-se este sobre a mesa, completamente cheio, e inclinando o corpo, até sorver alguns goles, o queixo quase metido no copo)
- Morder um limão
- Prender a respiração
- Respirar dentro de um saco de papel
- Beber rapidamente um copo de água fria
- Comer pão duro ou gelo picado
- Ser assustado
- Espirrar
- (citando) "Alívio da distensão do estômago pelo arroto pode ser útil"
- Comprimir o peito por elevação dos joelhos ou inclinação do tronco para baixo
- Gargarejos com água fria (e não gelada)
- (com ajuda) Tapar completamente os ouvidos enquando se bebe um copo de água fria e prende a respiração
- Permanecer por algum tempo deitado de bruços
- Uso de um fiapo de algodão, de linha ou de cobertor, ou de um pedacito de papel que se cola a "cuspo", na testa do recém-nascido.
- Colocar atrás da orelha da criança um graveto, um palito, fósforo ou carvão
- Bebericar água em três goles, compassadamente; esses goles poderão ser alternados com a seguinte oração: Que bebo? (gole) – Água de Cristo (gole) Que é bom (gole) Para isto. (último gole)
- Dizer, enquanto se bebe água aos goles: Soluço vai / soluço vem / soluço vai / para quem te quer bem".
- (variações da anterior) Beber um copo d’água, rezando no intervalo dos goles, com a mão a rodar sobre a cabeça: "Soluço vai, soluço vem, pega na ponta do lenço de quem me quer bem" // "Saluço me vai, Saluço me vem, Vai-me saluço Pra quem me quer bem"
- Contar pelos dedos
- Colocar um pouco de água num prato branco e dar nove golinhos
- Sentar, baixar a cabeça e tentar beber um copo de água de cabeça para baixo
- Pôr um pires virado sobre a mesa

> Métodos Médicos:
- Bater na nuca ou esfregá-la
- Massajar o seio carotídeo (artéria no pescoço)
- Aplicar pressão sobre o globo ocular
- Remédio para relaxar o diafragma

> Métodos mais invasivos:
- Estimulação da faringe usando um tubo colocado através do nariz ou da boca
- Massagem retal digital (estimula o nervo que controla a glote) (e esta hein? As coisas que se aprendem por ter soluços:P)
- Esvaziamento do estômago através de um tubo no nariz
- Cirurgia para bloquear os nervos do diafragma.

> Métodos Alternativos:
- Acupunctura
- Hipnose
- (plantas) "Comece com uma dose de Acônito 9ch ou 30ch. Aguarde cinco minutos. * Se os soluços ainda persistirem, dê uma dose de Arnica 9ch. Aguarde mais cinco minutos. * Se ainda estiver com soluços, experimente uma dose de Ignatia 9ch e espere cinco minutos. * Se ainda estiver com soluços, dê-lhe uma dose de Magnesia phosphorica 9ch. Espere cinco minutos. * Por fim, pode experimentar uma dose de Lycopodium 9ch. Esse remédio é útil principalmente se tiver um histórico de gases intestinais e soluços repetidos."

2 comentários:

Anónimo disse...

Ainda não tive paciência pra ler tudo, mas na sequência da nossa conversa de há bocado, acabei de desenvolver uma teoria que me parece acertadíssima!

"Massagem retal digital (estimula o nervo que controla a glote)"

Tenho p'ra mim que não estimula coisa nenhuma, os soluços passam é pelo susto de sentires uma coisa pelo dito cujo acima!

Ookami disse...

Parece mais com uma lista de auto-flagelo para sado-mazuquistas... :P